skip to Main Content
DEZONTINI SOCIEDADE DE ADVOGADOS

Rua Voluntários de Pátria - 2.525 - Sala 11 - 1º andar

Santana/SP - Brasil - CEP: 02401-000

 

TELEFONES

+ 55 (11) 2659-4838 (escritório)

9470-54718 (Nextel - Dr. Daniel Dezontini)

 

E-MAILS

contato@dezontiniadvogados.com.br

daniel@dezontiniadvogados.com.br

 
 
+ 55 (11) 2659-4838 contato@dezontiniadvogados.com.br

“Salve os empregos para salvar seu negócio”, diz Semenzato

José Carlos Semenzato está acostumado com desafios. O empresário, jurado do programa de televisão Shark Tank, começou a trabalhar aos 13 anos vendendo coxinha no interior de São Paulo e hoje é dono da SMZTO Holding de Franquias, que atua na gestão e na aceleração de negócios no franchising. O empresário fala sobre as franquias brasileiras em meio à crise do coronavírus em entrevista. 

A SMZTO tem experiência investindo em franquias de diferentes setores. Dentro do portfólio do grupo estão redes de depilação, educação e alimentação, como a Espaçolaser, o Instituto Embelleze e a Oakberry. Para 2020, Semenzato projetava que o grupo chegaria a 2.500 mil franquias, gerando 50.000 empregos e movimentando 3,4 bilhões de reais. 

Com a crise causada pela pandemia de coronavírus, os planos foram pausados. “Neste cenário que se apresenta, se igualarmos o cenário de 2019, já estará ótimo, vamos lutar para que isso seja verdade”, diz Semenzato. 

Alguns setores investidos pela SMZTO estão conseguindo manter a operação, com pequenos ajustes. As redes de alimentação, por exemplo, apostam no delivery e com isso devem conseguir faturar em abril cerca de 20% do que seria a receita normal para o período. 

“Esses 20% não pagam as contas, mas ajudam a manter pelo menos a folha de pagamentos. Já está ótimo”, diz Semenzato 

Para ele, o momento não é para pânico, mas os empresários precisam queimar as reservas acumuladas em prol dos colaboradores. “Vamos cuidar das pessoas”, diz Semenzato. “Não é hora de ser egoísta.” 

Dicas para franquias 

Semenzato lista algumas medidas que os empreendedores podem tomar neste momento para sobreviver à crise. Para ele, em primeiro lugar, é preciso “sentar em cima do caixa” e evitar gastos, já que é difícil prever a duração da crise. Depois, é preciso estudar os pacotes liberados pelo governo, cortando os gastos com os impostos.  

O empreendedor precisa negociar também o pagamento de aluguel com os shoppings e proprietários de lojas de rua. “Não peça logo de cara seis meses de carência, vá mês a mês, peça agora a prorrogação de abril. Depois, em maio, você avalia novamente”, diz Semenzato. 

Ele também recomenda que os lojistas falem com os fornecedores. Na visão dele, se o lojista é um bom pagador, não tem razão para os fornecedores não aceitarem uma renegociação do pagamento de abril.  

Com essas reduções, o maior custo ficaria sobre a folha de pagamentos — que precisa ser priorizada, na visão do empresário. “Não adianta nada destruir o varejo agora”, diz. “Mantendo os funcionários, é possível retomar a operação daqui a um, dois ou três meses.”  

Para os não têm um “colchão de economias” para pagar a folha neste momento, Semenzato recomenda que seja tomado um crédito no banco para poder pagar os funcionários durante o período de crise. “Salve as pessoas para salvar seu negócio”, afirma. 

Criatividade é a saída 

A crise pode ser uma oportunidade para os negócios. Em 1995, quando tinha 17 unidades da rede de escola de informática Microlins, Semenzato estava endividado e foi salvo pelo sistema de franchising. “Devolvi os computadores aos bancos porque não teria como pagar. Cada franqueado assumiu uma das minhas escolas e anos depois eram 750 franquias”, diz.  

“Transformei a crise em oportunidade, peguei o problema e transformei em solução”, afirma. Apesar disso, ele reconhece que, no momento atual, nenhum empresário, seja pequeno, seja grande, vai poder resolver o problema sozinho. “Eu, com 30 anos de empreendedorismo, estou de mãos atadas. A única forma de atravessarmos essa ponte é unidos”, diz. 

O jurado do Shark Tank recomenda que as pessoas aproveitem o tempo em casa para pensar fora da caixinha. A rede de depilação Espaçolaser conseguiu, na semana passada, com 95% das lojas fechadas, vender 25% do que foi vendido na mesma semana de 2019. Para isso, um “exército de vendas” entrou em ação. “Ligue, interaja com o cliente, pergunta se pode ajudar em algo. Fale de uma promoção”, diz Semenzato. 

Já na rede de escolas Instituto Gourmet, investida em fevereiro pelo grupo, a aposta para o momento de crise é em aulas online. “Ficar parado jamais, temos de achar alternativas”, afirma.  

O legado da crise 

Para quem ainda não investiu em negócio, Semenzato diz que não é hora de “abandonar o sonho”. O empresário recomenda que as pessoas que estejam estudando para adquirir uma franquia usem os próximos meses para estudar e tirar dúvidas com outros franqueados da rede. “Não é hora de assinar contrato, mas dá para tirar dúvidas sobre o franqueador.” 

Quando o ápice da crise passar, aí, sim, será a hora de investir e de reavaliar os negócios. Para o empresário, os empreendedores que não tinham um dinheiro guardado precisarão pensar em maneiras de economizar. “Faltam ao brasileiro planejamento e cultura de guardar um pouco para momentos difíceis como este”, afirma.  

Ele acredita que o período que estamos vivendo vai deixar um legado importante para as empresas. Empresários que não acreditavam no mundo digital terão de repensar a estratégia no futuro, investindo em alternativas online, segundo Semenzato. “Já está rolando também nas rodas de empresários que a gente não precisa tanto de escritório assim — olha o legado aí.” 

 

Fonte: EXAME.com 

Caso queira conferir a matéria na íntegra no site da EXAME, clique aqui. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top